Transtornos de personalidade: características

Clínica Santa Helena

Os transtornos de personalidade são padrões no comportamento e personalidade das pessoas que têm o potencial de causar algum tipo de sofrimento ou comprometer suas atividades sociais.

Talvez você já tenha conhecido uma pessoa com transtornos de personalidade e não saiba. Todos convivemos com pessoas que observam o mundo de forma diferente e podem ter variações de humor e dificuldades sociais em nosso meio.

Por vezes, isto pode sinalizar para transtornos de personalidade. Levando em consideração que a personalidade é um sistema muito complexo que modela a nossa interação com o ambiente em que vivemos.

Por isso, um transtorno de personalidade apresenta seus primeiros sinais ainda na infância e tende a se desenvolver durante a adolescência e fase adulta, onde de fato acontece o diagnóstico médico.

Por mais que atualmente se conheçam vários tipos de transtornos de personalidade, algumas características e padrões podem aparecer em mais de um, e por isso o diagnóstico precisa ser feito o quanto antes em conjunto com um psicólogo e um psiquiatra.

Quais são os tipos de transtornos de personalidade

Na medicina existe um documento conhecido como manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais, DSM.

Neste documento são caracterizados os tipos de transtornos de personalidade em 3 grandes grupos com base em características semelhantes entre eles.

No primeiro grupo, o grupo A encontra-se o transtorno paranóide, esquizóide e esquizotípico. 

Esses transtornos são agrupados por os indivíduos apresentarem características conhecidas como excêntricas, por exemplo: desconfiança, suspeitas e comportamentos fora do padrão de normalidade.

No grupo B, são agrupados aqueles com variações emocionais caracterizadas por comportamentos erráticos, e fragilidade emocional elevada, como por exemplo o transtorno antissocial, borderline, histriônico e narcisista.

E por fim, no grupo C, são caracterizados os transtornos com característica apreensiva e ansiosa: o esquivo, dependente e o transtorno obsessivo compulsivo.

Sinais dos transtornos de personalidade

Os primeiros sinais que precedem o diagnóstico de um transtorno de personalidade aparecem na infância e adolescência.

Porém, alguns ainda podem aparecer somente no fim da adolescência e início da vida adulta, como a esquizofrenia.

Sendo assim, se observa alguns sinais como:

-Isolamento social

-Variação de humor repentina

-Frequentes crises de ansiedade e pânico

-Agressividade

-Impulsividade

Como é feito o diagnóstico ?

O diagnóstico acontece por meio do acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Os profissionais avaliarão os comportamentos e situação de forma única para entender os padrões e definir qual é o transtorno de personalidade. 

Caso você observe estes sinais em você ou em pessoas que convivem com você não hesite de procurar um profissional de saúde para entender o que está acontecendo, lembre-se que o melhor tratamento inicia por um bom diagnóstico.

Para entrar em contato conosco você pode nos encontrar nas redes sociais ou pelo número (45) 3080-1159

Estamos abertos 24 horas e temos uma equipe multiprofissional preparada para te ajudar.

(eBook) Conheça os mitos e as curiosidades sobre saúde mental!

Preparamos um eBook com um conteúdo exclusivo falando sobre os mitos e curiosidades sobre saúde mental