Tipos de bipolaridade e tratamento

Clínica Santa Helena

Para compreender a Bipolaridade você precisa conhecer os principais tipos, as causas e quais tratamentos são eficazes para essa condição.

A Bipolaridade trata-se de transtorno cerebral, causando alterações constantes de humor, comportamentos e durante as atividades diárias. 

Leia também: Depressão saiba os sintomas e tratamentos

Quais os tipos de bipolaridade?

A Bipolaridade também conhecida como maníaco depressivo, trata-se de um transtorno que pode afetar o humor, comportamento, relacionamento e as  atividades diárias. 

Com isso, para que um tratamento seja eficaz é muito importante identificar qual é o tipo de bipolaridade. Se você tem curiosidade sobre o assunto, continue lendo este artigo e conheça os tipos de bipolaridade. 

Transtorno Bipolar Tipo I, essa modalidade consiste em episódios maníacos que podem durar até sete dias. 

Entre os principais sintomas está a depressão, quando um paciente está em crise, o ideal é iniciar o tratamento hospitalar com urgência. 

Transtorno Bipolar Tipo II, essa modalidade consiste em episódios hipomaníacos, gerando euforia intensa, impulsividade e sintomas de depressão mais graves. 

Desordem Ciclotímica, essa modalidade mistura os sintomas, com isso a pessoa pode ter oscilações de depressivos e de euforia. 

E, outros sintomas bipolares que podem ser diferentes dos sintomas citados acima, com isso é muito importante fazer um diagnóstico correto, acompanhamento com profissional e cuidados especiais para cada situação.  

Qual é o comportamento de uma pessoa Bipolar? 

O comportamento de uma pessoa Bipolar pode variar durante o dia, causando transtorno de humor e euforia, essas alterações podem ser chamadas de “episódios de humor”. 

De modo geral, existem formas de identificar uma pessoa bipolar, ela pode apresentar oscilação da disposição, mudanças no sono, alterações no apetite e entre outros comportamentos.  

Para lidar com uma pessoa bipolar, é recomendado evitar momentos de estresse, assim como discussão. Seja paciente e procure falar sempre com um tom agradável.  

Qual tratamento é indicado para Bipolaridade

O tratamento para Bipolaridade deve ser feito através de terapia e medicamentos. Não existe um período exato para fazer o tratamento, dessa forma, pode ser feito ao longo da vida, conforme a necessidade do paciente.

Pensando nisso, a clínica Santa Helena oferece tratamentos eficazes para os tipos de Bipolaridade, proporcionando o acompanhamento de profissionais especializados, com o  suporte completo e integrado. 

Para mais informações, clique aqui

(eBook) Conheça os mitos e as curiosidades sobre saúde mental!

Preparamos um eBook com um conteúdo exclusivo falando sobre os mitos e curiosidades sobre saúde mental