CLÍNICA SH

NUTRICIONISTA ESPECIALIZADA

O papel da nutricionista dentro da nossa clínica de reabilitação SH


Ao chegar na clínica de reabilitação SH, dependendo da droga que o indivíduo faz uso, ele se apresenta com aparência debilitada e peso abaixo do considerado ideal pela tabela IMC (Índice de Massa Corporal), levando em consideração seu peso, altura, sexo e idade. Conforme os profissionais da clínica iniciam o tratamento de desintoxicação, é comum o residente se sentir mais debilitado. E é aí que entra a nutricionista.

De suma importância para conseguir uma intervenção terapêutica de qualidade e eficaz, com o objetivo de recuperar e fazer a manutenção do tratamento, o papel da nutricionista é traçar uma dieta saudável, baseada na patologia mas, principalmente, nos sintomas e características apresentados por cada residente.

A falta dos nutrientes importantes para o organismo pode causar, além de perda de peso, quedas de cabelo e delírios. Esses quadros de saúde podem dar origem a outras doenças como diabetes, pressão alta, etc. Até mesmo se a dependência não ocasionar essas patologias, elas precisam ser consideradas, pois os residentes podem ter sido acometidos por elas antes de dar início ao uso de drogas.

A maneira mais eficiente de evitar tudo isso é administrar uma alimentação completa e balanceada. É comprovado por especialistas que alimentos ricos em fibras, zinco, carboidratos, proteínas, lipídios, minerais, vitaminas e outros componentes aumentam a imunidade e fortalecem o organismo.

Verduras e leguminosas ajudam no processo de digestão e ainda desintoxicam, ou seja, ao consumir esses produtos, o indivíduo eliminará de seu organismo, junto à ingestão dos medicamentos corretos, aquelas substâncias psicoativas e tóxicas ingeridas por tanto tempo. É importante citar a presença de pigmentos naturais nas verduras, que aumentam a capacidade delas no processo de desintoxicar. E é a profissional nutricionista que sabe exatamente as vitaminas capazes de inibir a necessidade de fazer uso de qualquer tipo de drogas.

Uma vida saudável com apoio nutricional, alinhada aos tratamentos elaborados por um equipe multidisciplinar, e a prática de exercícios e atividades físicas são os indícios de um futuro sem vícios, com muita autoestima e bem-estar. Esses benefícios vão proporcionar diversos prazeres e nenhum atrelado ao uso ou compulsão por entorpecentes, sejam esses bebidas alcoólicas ou qualquer outra droga.

A função da nutricionista é, inclusive, fazer a reeducação ou até mesmo educação alimentar individual dos residentes, tendo também como objetivo conscientizá-los da importância de manter uma alimentação saudável fora do centro de tratamento.


Nutricionista da Clínica SH

Nutricionista PATRICIA DAPPER LIMA, CRN:8731
Especialista em Nutrição Humana, Nutrição Clínica e Alimentação Institucional