Internação psiquiátrica: principais dúvidas

Clínica Santa Helena

A internação psiquiátrica é o tratamento de emergência indicado para pessoas com transtornos de personalidade, dependência alcoólica ou química.

Durante o tratamento o paciente tem disponível atendimento 24 horas, o que é de extrema importância durante as crises. 

O tratamento pode ser de forma voluntária ou involuntária. A primeira opção ocorre quando a pessoa com transtorno ou dependência, decide pelo tratamento.

Já a segunda, ocorre mesmo sem a decisão da pessoa, na qual os familiares, pela necessidade e urgência da situação, optam pelo internamento.   

Esse modelo de tratamento muitas vezes desperta preconceitos e medos, isso ocorre pela ideia equivocada de como funciona a internação.

Por isso, separamos as principais dúvidas sobre esse assunto tão importante. 

Como funciona a internação psiquiátrica?

A internação psiquiátrica envolve uma equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, psiquiatras, nutricionista e enfermeiros.

Dessa forma, tanto o físico como o psicológico e mental são tratados. O internamento integrado é completo, evitando, assim, recaídas. 

O paciente conta com uma equipe altamente capacitada e disponível durante 24 horas, evitando que o mesmo se machuque durante as crises.

A internação é indicada como uma medida protetora para pessoas com dependência alcoólica e química, com transtornos de personalidade, como bipolar e borderline, esquizofrenia ou depressão profunda.    

A internação quando feita de forma voluntária consiste em a pessoa ir até a clínica de forma passiva, por vontade própria.

Quando a internação é feita de forma involuntária, uma equipe especializada vai até a casa do futuro paciente e o leva para a clínica, mesmo contra a vontade do mesmo.

A internação involuntária ocorre em casos extremos, quando a pessoa coloca a sua vida e das demais em risco. 

O tratamento integrado 

O tratamento integrado envolve as áreas físicas, emocionais e psicológicas do paciente. Durante o tratamento o mesmo recebe uma dieta equilibrada e saudável, feita conforme as necessidades de cada pessoa.

A medicação também é indicada de forma individual, conforme a avaliação médica e psiquiátrica.

Outro elemento muito importante do tratamento é a terapia individual, a qual é feita pelo psicólogo.

Durante as sessões o paciente tem total liberdade de falar sobre qualquer tema que achar pertinente, tendo a segurança do sigilo profissional. 

 Também são feitas atividades coletivas e individuais de lazer. O tratamento não é algo negativo, o objetivo é a mudança e para isso é necessário o acolhimento e integração da pessoa. 

Um diferencial muito importante é o acompanhamento oferecido para a família do paciente, a qual também precisa de suporte e acolhimento.

O tempo médio do tratamento é de 30 a 90 dias. 

Para quem é indicado?

A internação é indicada para pessoas com transtorno bipolar, borderline, esquizofrenia, depressão, dependência química e alcoólica.

Geralmente, o tratamento é buscado durante ou após uma crise, ideação suicida ou algum episódio de violência. Mas, isso não é uma regra, o ideal é procurar o tratamento integrado antes de chegar a uma situação extrema.

Com isso, observamos a importância da informação, pois ela evita que preconceitos sejam criados, os quais impedem a procura por ajuda especializada. 

Para mais informações nos chame no WhatsApp, clicando no botão ao lado direito. 

(eBook) Conheça os mitos e as curiosidades sobre saúde mental!

Preparamos um eBook com um conteúdo exclusivo falando sobre os mitos e curiosidades sobre saúde mental