Dependência alcoólica: sintomas e como tratar

A dependência alcoólica nem sempre é percebida, mas se não tratada de forma adequada pode trazer sérios problemas e muitas vezes irreversíveis.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para te ajudar a identificar o problema seja em você ou em alguém próximo.

Além disso, poderá saber como tratar de maneira adequada, tendo assim uma melhor qualidade de vida. Confira!

O que é dependência alcoólica?

O alcoolismo, devido a cultura brasileira, nem sempre é visto como uma doença. Nossa sociedade não sabe discernir muito bem qual é o limite entre o consumo em excesso do álcool e a dependência alcoólica.

Confunde o alcoolismo com estar bêbado sempre, como se estivesse relacionado a quantidade consumida, e não com a frequência em que é consumido bebidas alcoólicas.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo não é caracterizado pela quantidade que se toma de bebidas alcoólicas, mas sim pelos sintomas que as pessoas viciadas em álcool passam a ter.

Como identificar a dependência alcoólica?

Como já dissemos aqui, o que caracteriza a dependência alcoólica são os sintomas.

Por isso pode se identificar um dependente alcoólico por apresentar os principais sintomas da doença, como:

• Vontade incontrolável de beber;
  • Consumo cada vez maior em relação ao que costumava beber;
  • Crise de abstinência com suor, tremores, palpitações;
  • Consumo frequente, praticamente diário de álcool;
  • Crise de ansiedade.

De forma geral, esses sintomas não são percebidos pelo dependente e sim por pessoas próximas.

O cérebro sofre alterações quando estamos passando por vícios, e por isso, há a dificuldade de percebermos quando precisamos de ajuda ou reconhecer que perdemos o controle sobre algo.

Como é feito o tratamento para dependência alcoólica?

O alcoolismo é uma doença que traz prejuízos físicos, psicológicos e até mesmo materiais ao dependente.

Como toda doença, deve receber um tratamento adequado e o mais rápido possível. O tratamento irá depender do grau de dependência do indivíduo, podendo em casos mais graves, ser a internação.

No geral, o tratamento se baseia no diagnóstico feito por um médico para verificar o quanto o álcool está comprometendo a saúde do paciente.

Com o diagnóstico feito o tratamento é direcionado para um suporte psicológico, juntamente com o uso de medicação.

Além disso, cada caso deve ser avaliado individualmente para que se faça o processo de desintoxicação.

Vale ressaltar que pessoa que passou por alcoolismo deve ter acompanhamento contínuo, vivendo um dia de cada vez e todos eles sem a presença de bebidas alcoólicas.

Pois a qualquer momento algum gatilho mental pode ser acionado e levar o paciente a ter uma recaída.

Por isso é essencial que a família do paciente esteja envolvida por completo desde o início, ao perceber os sintomas até a busca por ajuda especializada.

A ajuda especializada deve ser feita por uma clínica de recuperação, onde se tenha toda a estrutura necessária para o dependente alcoólico se restabelecer física e mentalmente.

O álcool é um inimigo silencioso

Ao perceber a dependência alcoólica a família, ou pessoas próximas do dependente, devem buscar o quanto antes pelo tratamento.

Negligenciar a doença pode trazer danos irreversíveis à saúde do dependente como:

• Doenças no fígado;
  • Prejuízos ao sistema nervoso;
  • Problemas cardíacos;
  • Anemia;
  • Problemas gastrointestinais.

Faça algo por quem você ama

Sabemos que para o alcoólatra reconhecer a dependência não é uma tarefa simples.

O dependente acha que assumindo a doença assumirá perante à sociedade que é fraco, o que é uma mentira.

Nessas situações de dificuldade em aceitar que precisa de ajuda é essencial que a família ou amigos deem todo o suporte possível ao paciente.

E caso seja necessário recorrer ao internamento involuntário, pois quanto mais cedo fizer o tratamento maior a chance de sucesso.

Então, se você está passando ou conhece alguém que esteja se entregando ao vício do álcool, faça a sua parte para mudar essa realidade.

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a modificar a sua vida ou a de alguém próximo para melhor.

Entre em contato pelo whatsapp (45) 8840-6980