Alcoolismo: tipos, causas e como tratar

Clínica Santa Helena

O alcoolismo é um transtorno caracterizado pela necessidade de ingerir álcool de forma incontrolável, o que pode causar sérios problemas à saúde. 

Devido a isso, hoje vamos apresentar os tipos de alcoolismo, quais são as principais causas e como realizar um tratamento adequado para o alcoolismo. 

Leia também: Depressão: saiba quais são os sintomas e tratamentos

Quais são os tipos de alcoolismo ?  

O álcool está presente em muitas tradições e costumes na vida, porém, o uso inadequado e excessivo pode prejudicar a saúde. 

Com isso, dependendo da quantidade e da frequência que a bebida alcoólica é consumida, ela pode se tornar um vício, sendo fundamental o tratamento de reabilitação, com o acompanhamento de profissionais qualificados e responsáveis. 

O alcoolismo é uma doença séria, que precisa ser tratada. Se você tem curiosidade sobre o assunto, continue lendo este artigo e conheça os tipos e estágios do alcoolismo.

Mas antes de qualquer coisa, é válido ressaltar que o alcoolismo pode acontecer em diversas fases na vida. 

Começando pelo alcoolismo anti social, que pode ser desenvolvido ainda na adolescência, principalmente quando a pessoa é tímida e sente dificuldade de socializar, e se relacionar com outras pessoas. 

A sensação de convicção e facilidade de dialogar sob efeito do álcool pode criar uma certa dependência do consumo frequente do álcool.   

O alcoólatra funcional, em grande  parte dos casos, começam a beber a partir dos 30 anos, muitas vezes podem desenvolver também a dependência por cigarro. 

Contudo, o alcoólatra funcional pode ser classificado como uma pessoa que não costuma beber todos os dias, porém, quando bebe acaba tomando todas. 

Um dos motivos que podem influenciar no uso da bebida alcoólica é o fato que a bebida ajuda a “esquecer os problemas”, uma sensação ilusória e temporária. 

O alcoólatra crônico é caracterizado pela compulsão pela bebida alcoólica, sendo considerado crônico pelo fato de que a pessoa precisa ingerir uma quantia maior de doses mais fortes de álcool. 

Um fator que pode influenciar é quando existe alguém na família que seja alcoólatra. Esse estágio está propenso a desenvolver ou até mesmo já sofrer com outros transtornos, como a bipolaridade, ansiedade, depressão, síndrome do pânico e entre outros.     

O alcoólatra familiar é uma classificação feita quando alguém da família sofre com o alcoolismo, que precisam de tratamento, mas que não reconhecem que precisam se tratar. 

Além da bebida alcoólica, pode fazer uso de substâncias, como cigarro, e drogas ilícitas. 

Portanto, essas são algumas classificações do alcoolismo, uma forma de estudo e pesquisar melhor sobre cada caso.  

No entanto, existem tratamentos para todas essas condições. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, não hesite em procurar ajuda profissional. 

Como tratar o alcoolismo 

É mais comum os familiares procurarem ajuda, sendo essa uma escolha correta, pois a reabilitação deve ser feita com o acompanhamento de profissionais especializados, que possam oferecer o suporte necessário durante a recuperação.

Mas, também não existe problema em procurar ajuda para você. Inclusive, a aceitação e vontade de mudar faz toda a diferença para uma reabilitação adequada e eficaz. 

Pensando nisso, a clínica Santa Helena conta com uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada, proporcionando um tratamento responsável, conforme a necessidade do paciente.  

Se você conhece alguém que precisa ou deseja iniciar um tratamento para alcoolismo, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe, clicando aqui

Estamos à disposição para melhor lhe atender.  

(eBook) Conheça os mitos e as curiosidades sobre saúde mental!

Preparamos um eBook com um conteúdo exclusivo falando sobre os mitos e curiosidades sobre saúde mental