O alcoolismo é a forma mais séria de beber e descreve um desejo forte, muitas vezes incontrolável por bebidas alcoólicas.
As pessoas que sofrem de alcoolismo muitas vezes colocam a bebida acima de todas as outras obrigações, incluindo trabalho e família, e podem desenvolver uma tolerância física ou sentir sintomas de abstinência se pararem.
O alcoolismo é às vezes conhecido como dependência de álcool ou dependência de álcool. É um pouco diferente de “beber prejudicialmente”, que é um padrão ocasional de bebida que pode causar danos à saúde.
Quais são os sinais ou sintomas do alcoolismo?
Pode ser difícil detectar os sinais de alcoolismo, pois os alcoólatras podem ser secretos sobre isso e podem ficar com raiva se confrontados.
No entanto, se alguém próximo a você apresentar algum dos seguintes sinais, pode ser que ele esteja sofrendo de alcoolismo.
Primeiros sinais de alcoolismo
Apesar do que os filmes e programas de televisão retratam, nem sempre é fácil saber se alguém tem problemas com a bebida.
Uma pessoa com AUD pode não ficar em um bar o dia todo ou cair depois de beber muito. Algumas pessoas parecem bem e funcionais em suas vidas diárias, apesar do vício em álcool.
Um dos primeiros sinais é um padrão de consumo excessivo de álcool. Beber excessivamente de vez em quando não significa que alguém se vicie em álcool, mas aumenta o risco de desenvolvê-lo, e quando é frequente, se torna um sinal de alerta.
O diagnóstico para alcoolismo é feito por um médico, que irá analisar os sintomas, se três ou mais dos seguintes fatores estiverem presentes é considerado vício.
- Um desejo irresistível de beber;
- Incapacidade de parar ou controlar o consumo prejudicial de álcool;
- Sintomas de abstinência ao parar de beber;
- Evidência de tolerância ao álcool;
- Buscar o consumo de álcool com exclusão de prazeres alternativos;
- Continuar a beber, apesar das evidências claras de consequências prejudiciais.
Como tratar o alcoolismo?
Em muitos casos, o primeiro passo para tratar o alcoolismo é reconhecer que existe um problema, tal como acontece com muitos problemas de saúde. O segundo passo é procurar a ajuda de um profissional de saúde, como um médico, que pode encaminhá-lo para um especialista.
Dependendo de suas necessidades e objetivos específicos, existem muitos tipos de programas de tratamento e recursos de suporte disponíveis. O tratamento pode incluir:
Desintoxicação e abstinência
Sob supervisão médica, seu corpo pode se ajustar com segurança à ausência de álcool.
Nesse processo podem ser utilizados medicamentos que facilitem a desintoxicação e amenizam os sintomas de mal estar causados pela abstinência.
Aconselhamento e terapia
Sessões de terapia individual ou em grupo, ou uma combinação de ambas, podem ajudá-lo a controlar suas emoções em um ambiente privado e livre de julgamentos.
O acompanhamento psicológico é fundamental em todo o processo de tratamento.
Grupos de apoio
Esses grupos reúnem indivíduos e atuam como um sistema de apoio mútuo durante a recuperação.
As reuniões costumam acontecer apenas uma vez na semana, sendo um cuidado fácil de aderir a rotina.
Outra vantagem de participar de grupos de apoio é a possibilidade de fazer novos amigos que não também não consomem bebidas alcoólicas.
Tratamento para outras condições médicas
Os serviços médicos podem gerenciar e tratar qualquer um dos efeitos à saúde de curto e longo prazo associados ao alcoolismo.
Embora o alcoolismo seja um distúrbio complexo e desafiador, ele é tratável e administrável. Com um plano de tratamento, o cérebro e o corpo podem se curar, ao mesmo tempo em que fornecem o suporte necessário para recuperar o controle, melhorar a qualidade de sua vida e se recuperar.
Onde realizar o tratamento para alcoolismo?
As clínicas de recuperação são os locais ideais para o tratamento, pois são locais preparados para receber as pessoas com vícios, tendo uma equipe multidisciplinar preparada e capacitada.
O tratamento na Clínica de reabilitação Santa Helena é feito por médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e nutricionistas. A família também recebe um acompanhamento psicológico, pois entendemos que o alcoolismo afeta a todos.
Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento: (45) 8840-6980