Alcoolismo: Como identificar os sinais?

Clínica Santa Helena

O alcoolismo é a forma mais séria de beber e descreve um desejo forte, muitas vezes incontrolável por bebidas alcoólicas. 

As pessoas que sofrem de alcoolismo muitas vezes colocam a bebida acima de todas as outras obrigações, incluindo trabalho e família, e podem desenvolver uma tolerância física ou sentir sintomas de abstinência se pararem.

O alcoolismo é às vezes conhecido como dependência de álcool ou dependência de álcool. É um pouco diferente de “beber prejudicialmente”, que é um padrão ocasional de bebida que pode causar danos à saúde.

Quais são os sinais ou sintomas do alcoolismo?

Pode ser difícil detectar os sinais de alcoolismo, pois os alcoólatras podem ser secretos sobre isso e podem ficar com raiva se confrontados. 

No entanto, se alguém próximo a você apresentar algum dos seguintes sinais, pode ser que ele esteja sofrendo de alcoolismo.

Primeiros sinais de alcoolismo

Apesar do que os filmes e programas de televisão retratam, nem sempre é fácil saber se alguém tem problemas com a bebida. 

Uma pessoa com AUD pode não ficar em um bar o dia todo ou cair depois de beber muito. Algumas pessoas parecem bem e funcionais em suas vidas diárias, apesar do vício em álcool.

Um dos primeiros sinais é um padrão de consumo excessivo de álcool. Beber excessivamente de vez em quando não significa que alguém se vicie em álcool, mas aumenta o risco de desenvolvê-lo, e quando é frequente, se torna um sinal de alerta. 

O diagnóstico para alcoolismo é feito por um médico, que irá analisar os sintomas, se três ou mais dos seguintes fatores estiverem presentes é considerado vício. 

  • Um desejo irresistível de beber;
  • Incapacidade de parar ou controlar o consumo prejudicial de álcool;
  • Sintomas de abstinência ao parar de beber;
  • Evidência de tolerância ao álcool;
  • Buscar o consumo de álcool com exclusão de prazeres alternativos;
  • Continuar a beber, apesar das evidências claras de consequências prejudiciais.

Como tratar o alcoolismo?

 Em muitos casos, o primeiro passo para tratar o alcoolismo é reconhecer que existe um problema, tal como acontece com muitos problemas de saúde. O segundo passo é procurar a ajuda de um profissional de saúde, como um médico, que pode encaminhá-lo para um especialista.

Dependendo de suas necessidades e objetivos específicos, existem muitos tipos de programas de tratamento e recursos de suporte disponíveis. O tratamento pode incluir:

   Desintoxicação e abstinência 

Sob supervisão médica, seu corpo pode se ajustar com segurança à ausência de álcool. 

Nesse processo podem ser utilizados medicamentos que facilitem a desintoxicação e amenizam os sintomas de mal estar causados pela abstinência.

   Aconselhamento e terapia 

Sessões de terapia individual ou em grupo, ou uma combinação de ambas, podem ajudá-lo a controlar suas emoções em um ambiente privado e livre de julgamentos.

O acompanhamento psicológico é fundamental em todo o processo de tratamento. 

    Grupos de apoio

Esses grupos reúnem indivíduos e atuam como um sistema de apoio mútuo durante a recuperação. 

As reuniões costumam acontecer apenas uma vez na semana, sendo um cuidado fácil de aderir a rotina. 

Outra vantagem de participar de grupos de apoio é a possibilidade de fazer novos amigos que não também não consomem bebidas alcoólicas. 

    Tratamento para outras condições médicas

Os serviços médicos podem gerenciar e tratar qualquer um dos efeitos à saúde de curto e longo prazo associados ao alcoolismo.

Embora o alcoolismo seja um distúrbio complexo e desafiador, ele é tratável e administrável. Com um plano de tratamento, o cérebro e o corpo podem se curar, ao mesmo tempo em que fornecem o suporte necessário para recuperar o controle, melhorar a qualidade de sua vida e se recuperar.

Onde realizar o tratamento para alcoolismo?

As clínicas de recuperação são os locais ideais para o tratamento, pois são locais preparados para receber as pessoas com vícios, tendo uma equipe multidisciplinar preparada e capacitada. 

O tratamento na Clínica de reabilitação Santa Helena é feito por médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e nutricionistas. A família também recebe um acompanhamento psicológico, pois entendemos que o alcoolismo afeta a todos.  

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento: (45) 8840-6980

(eBook) Conheça os mitos e as curiosidades sobre saúde mental!

Preparamos um eBook com um conteúdo exclusivo falando sobre os mitos e curiosidades sobre saúde mental