Abstinência: Práticas para evitar recaídas

Clínica Santa Helena

Abstinência é a sensação física e emocional causada pela ausência de alguma substância que é ou foi um vício na vida da pessoa. 

A abstinência pode ocorrer no período curto de ausência da substância que causou o vício, como drogas ou bebida alcoólica, ou a longo prazo, mesmo após anos sem consumir a substância causadora do vício. 

Abstinência e as habilidades de prevenção 

As habilidades de prevenção de recaídas são essenciais para aprender a viver uma vida feliz e em recuperação. O lema é “um dia de cada vez”, e assim, aprender a implementar essas habilidades de enfrentamento para evitar recaídas e viver uma vida de qualidade e saúde. 

A recuperação do álcool ou de outras drogas é um processo de crescimento pessoal com marcos de desenvolvimento. 

Em qualquer estágio da recuperação, há risco de recaída, tornando as habilidades de prevenção muito importantes para conhecer e compreender os limites e gatilhos de cada um. 

Gatilhos comuns de recaída

Alguns dos gatilhos mais comuns de recaída incluem: Tédio; estresse; problemas financeiros; problemas de relacionamento; raiva, entre outros.

A maioria dos centros de tratamento de álcool e outras drogas educam os clientes sobre técnicas de prevenção de recaídas e os ajudam a aprendê-las, a fim de manter a recuperação e alcançar os objetivos de curto e de longo prazo. 

Há uma vasta gama de ferramentas de prevenção de recaídas que podem ser implementadas em sua rotina diária para ajudar a prevenir recaídas. 

Há um equívoco comum de que as habilidades de prevenção de recaídas só devem ser usadas quando alguém está tendo o desejo de usá-las. 

No entanto, as habilidades de prevenção de recaídas devem ser implementadas na programação diária e na rotina de cada pessoa em recuperação para prevenir ou reduzir o risco de fissuras.

Formas práticas de evitar abstinência 

Autocuidado

Os sintomas de abstinência comuns durante a recuperação do vício incluem insônia e fadiga. 

Com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, pode-se melhorar a qualidade do sono. Isso pode ser feito definindo e seguindo um cronograma estruturado de sono, exercícios e alimentação. 

Ao fazer isso, pode-se treinar o corpo para dormir melhor e também ajudará a reduzir o risco de recaída.

Meditação 

A meditação é um conceito que ensina os indivíduos a se tornarem mais autoconscientes. Quando estamos mais autoconscientes, somos mais capazes de lidar com os gatilhos potenciais para uma recaída. E também para acalmar os sintomas da abstinência. 

Com a meditação se aprende a lidar com os desejos, em vez de lutar contra eles. A aceitação de que os desejos virão é uma habilidade aprendida por meio dessa prática, ao mesmo tempo que se implementam habilidades de prevenção de recaídas. 

Conceitos como aceitação, liberação do controle pessoal e o uso da oração e da meditação são marcas registradas da meditação da atenção plena

Atenção plena é um conceito interessante e que pode ser implementado em diferentes áreas da vida. 

Conhecendo os gatilhos

Os gatilhos podem ser internos (ansiedade, irritabilidade, estresse, raiva, baixa autoestima) ou externos (pessoas, lugares ou coisas que lembram seu uso anterior). 

Fazer uma lista de gatilhos internos e externos é uma maneira eficiente de ganhar consciência de seus gatilhos e reduzir o risco de recaída.

Juntar-se a um grupo de apoio

Participar regularmente de um grupo de apoio, como Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA), oferecem suporte, responsabilidade, educação e a capacidade de encontrar colegas que entendam o que você está passando. 

Previne ainda mais a recaída, pois diminui os sentimentos de solidão e o risco de isolamento, que podem ser desencadeadores comuns de recaídas

Respiração profunda

Respirar é fundamental para a vida, como você sabe. O que muitos não sabem, entretanto, é o quanto de controle se tem sobre a vida simplesmente mudando padrões de respiração. 

A respiração não está apenas conectada a várias funções essenciais em todo o corpo, mas também tem um grande efeito na química do cérebro. 

A respiração tem um grande impacto sobre as emoções e ajuda a regular o humor geral. É por isso que a respiração profunda é tão essencial para a saúde mental.

A respiração profunda libera neurotransmissores no cérebro, muitos dos quais ativam substâncias químicas que proporcionam uma sensação de bem-estar, resultando em relaxamento, felicidade e redução da dor. 

A respiração profunda e o aumento do fluxo de oxigênio resultante, estimulam o corpo a exalar toxinas. 

Respirar profundamente quatro vezes pelo nariz e segurar, depois soltar por quatro segundos. Se deve sentir o diafragma se movendo para dentro e para fora enquanto respira. 

A respiração profunda é uma excelente técnica de prevenção de recaídas que pode ser utilizada em qualquer lugar, sem que ninguém saiba que está fazendo isso.

Fazer uma lista de contatos de emergência

Quando surge um desejo, pode ser difícil controlá-lo, especialmente no início da recuperação. 

Uma habilidade de prevenção de recaídas muito útil é fazer uma lista de parentes ou amigos saudáveis ​​que também estão em recuperação, para a qual se pode ligar para obter apoio. 

Ter uma pessoa segura com quem conversar pode ajudar a superar o desejo e lembrar por que não quer voltar aos comportamentos anteriores. 

Um profissional, como o psicólogo, também pode ser utilizado como contato de emergência. 

Obter ajuda

O medo de uma recaída pode ser debilitante. No entanto, não precisa ser quando estiver totalmente preparado com uma caixa de ferramentas de estratégias de enfrentamento saudáveis. 

Programar essas técnicas de prevenção de recaída na programação diária pode ajudar muito a reduzir o risco de recaída. 

Entre em contato com um provedor de tratamento dedicado para saber mais sobre os programas de tratamento para pacientes internados ou ambulatoriais para aprender mais habilidades de prevenção de recaídas e obter ajuda.

Para internamento, entre em contato e saiba sobre o nosso tratamento integrado: (45) 8840-6980

(eBook) Conheça os mitos e as curiosidades sobre saúde mental!

Preparamos um eBook com um conteúdo exclusivo falando sobre os mitos e curiosidades sobre saúde mental